29 de novembro de 2011

O papel de cada um na família - parte I



A família tem basicamente três classes principais de pessoas: Marido, Esposa, e Filhos. Cada uma dessas classes tem uma função principal e específica com relação as outras. Quer dizer, as funções são muitas, mas há uma principal que cada um tem.

Quando cada pessoa cumpre sua função principal, o resto se encaixa e família funciona bem porque há equilíbrio.

O PAPEL PRINCIPAL DO MARIDO

Em uma palavra: provisão. A responsabilidade principal do marido, pai, chefe de família é ganhar o sustento para sua família. Deus o criou já com essa inclinação, por isso todo homem tem um desejo natural de empreender, construir algo, lutar por um sonho ou seu lugar debaixo do sol. (Se um homem não tem isso dentro de si, mas é acomodado, sem alvos, sem iniciativa, não é necessário dizer que ele tem é fracassado na família. Precisa buscar ajuda.)

Por isso também, por ter essa natureza laborial, o homem é mais feliz quando sua família, especialmente sua esposa, reconhece seus esforços. Não há nada mais desmoralizante para um homem do que não ser apreciado pelos esforços que faz pela família.

A mulher sábia, então, busca fazer comentários positivos que ressaltam os valores do marido. "Admiro tanto seu trabalho, você fez um bom negócio naquela venda." -- ao invés de "Quando é que a gente vai poder comprar aquele sofá novo, hein? Você nunca me dá nada."

Portanto, o homem conquista, é o herói. A mulher torce por ele, o admira, não faz segredo do quanto se orgulha dele.

Próximo tema: o papel da mulher.

24 de novembro de 2011

Nem tudo o que a gente vê é como deve ser visto

Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração,
 prova-me e conhece os meus pensamentos;
vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno."
 Salmos 139: 23, 24.

Somente Deus conhece o que realmente somos, o que pretendemos, o que faremos, enfim, tem o nosso passado, presente e futuro em Suas Mãos. Por isso, precisamos dos bons olhos para olhar a vida, mas também para olhar para si mesmo. Olhos que vejam que tudo fica bem quando sabemos nos despojar de si mesmos e colocar as nossas vidas nas mãos de Deus. Seria muito bom se pudéssemos comprar óculos com lentes especiais: lentes do bom olhar. Imaginem! Todo pessimismo iria desaparecer e passaríamos a ver tudo e todos como Deus nos vê, sempre com seu olhar de Pai. Mas, se a situação não merece os bons olhos, o que fazer? Cada um colhe o que planta, porém, se mantemos os bons olhos temos sempre um coração puro, limpo e assim veremos Deus em nossas vidas. Como conseguir isso? Buscando a comunhão com o Espírito Santo nos tornamos aptos a realizar ações para agradá-Lo e como sempre, para isso o eu fica ferido, cai por terra, aliás de onde ele nunca deve sair. O eu de cada um é de nós é o maior inimigo que temos e o Senhor Jesus é o melhor amigo.

Cabe a cada um de nós escolher de que lado queremos ficar. Pense nisso!

22 de novembro de 2011

Não é culpa minha



Quando estamos insatisfeitos com nossas vidas, normalmente nossa primeira reação é procurar uma razãoexterna para tal.

"Eu não consigo arrumar um namorado". Razão: "Não existem mais homens decentes por aí."

"Estou sem dinheiro e não sei como vou conseguir sair dessa". Razão: "A concorrência na minha área de trabalho está cada vez maior. Não dá para competir."

"Tudo está dando errado para mim, como sempre". Razão: "Se meu pai tivesse tido um pouco mais de tempo para mim quando eu era mais jovem, eu não teria cometido tantos erros na vida".

Note que todas essas razões nos isentam de culpa e nos deixam sem ideia do que fazer. Além disto, elas também têm um efeito analgésico: se o problema está em outra pessoa e não em nós, então automaticamente nos sentimos melhor. "O problema não sou eu." Só que, na verdade, o problema é você.

Ainda que não existissem mais homens decentes solteiros (como se você soubesse a exta quantidade deles); ainda que a concorrência esteja implacável; ainda que seu pai tenha sido um crápula, nada disso vai resolver o seu problema.

O que vai lhe ajudar é olhar para si mesmo e sua situação e se perguntar: "Oque eu posso fazer a esse respeito?"

Foque-se nessa pergunta e comece a gerar ideias.

Sempre que vier o pensamento de pena de si mesmo ou de buscar razões externas para o seu problema,  volte a focar aquela pergunta.

Não fique surpreso se você se tornar uma pessoa menos reclamona, mais prática e mais bem-sucedida.

17 de novembro de 2011

Feio não serve para a Obra de Deus!

Pode parecer estranho o título desta mensagem, mas o que vamos falar não é sobre a beleza física!

É sim sobre a beleza espiritual, exigida por Deus para aqueles que querem fazer a Sua Obra. Para compreender melhor, vou convidá-lo (a) a ler os versículos abaixo, então, entenderá o que, realmente, Deus tem a ensinar-nos.

Lembrando que aquilo que Ele falou com Moisés no passado, ainda se reflete na nossa vida espiritual, hoje!

“Pois nenhum homem em quem houver defeito se chegará: como homem cego, ou coxo, ou de rosto mutilado, ou desproporcionado, ou homem que tiver o pé quebrado ou mão quebrada, ou corcovado, ou anão, ou que tiver belida no olho, ou sarna, ou impigens, ou que tiver testículo quebrado.” (Levítico 21.18-20).

Veja que, nesta passagem bíblica, o Senhor proibiu que as pessoas com defeitos servissem como sacerdotes.

Vamos, então, analisar estes defeitos mencionados na lista de Deus, deixando de lado a questão física e usando os olhos espirituais:

CEGO - Não servia para a obra. Para sermos bons obreiros, precisamos ver com os olhos espirituais. Lembre-se do caso do servo de Eliseu, que entrou em casa gritando e dizendo: “Profeta! Estamos cercados pelo exército inimigo”.

O que o homem de Deus fez?
Orou e disse: “Senhor, abra os olhos deste moço para que veja!”. E, então, ele pôde contemplar os anjos de Deus dando-lhes proteção (2 Reis 6.17). Por isso, um bom obreiro precisa ver as coisas com os olhos espirituais, não pode ser cego.

COXO - É aquele que manca. E quem manca não anda no mesmo ritmo dos demais, e acaba ficando para trás. Portanto, Deus não poderá usar-nos se estivermos a coxear pela vida.

ROSTO MUTILADO - Refere-se a como deve ser o semblante de alguém que deseja servir a Deus. Infelizmente, muitos ainda não entenderam que um sorriso no rosto e um semblante agradável valem mais do que mil palavras.

Pois, as pessoas chegam à Igreja cansadas e decepcionadas com o Mundo; maltratadas pelos problemas e oprimidas pelo diabo, e, às vezes, encontram obreiros e pastores com a cara fechada, rancorosos e preocupados com os seus próprios interesses!

DESPROPORCIONADO - Desproporcional. A pessoa que tem uma atitude exagerada – no falar, no comportamento, no modo como se relaciona com a família e os amigos, na forma como se veste, etc. – causa escândalo.

PÉ QUEBRADO - O que acontece com quem tem o pé quebrado? Não fica de pé, não é verdade? Existem muitas pessoas que querem fazer a obra de Deus, mas têm o pé quebrado, não se firmam.
Ou seja, estão aqui, depois mudam-se para lá, aparecem e depois desaparecem… “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor…” (1 Coríntios 15.58).

MÃO QUEBRADA - Quem tem a mão quebrada não consegue agarrar nada com firmeza. E a obra de Deus exige força de vontade e garra.

CORCOVADO - Lembre-se que aquele que faz a obra de Deus não pode andar de cabeça baixa. Não pode estar curvado, nem por medo, nem por vergonha. Seja um obreiro aprovado e que não tem do que se envergonhar (2 Timóteo 2.15).

ANÃO - É aquele que não desenvolveu a sua estatura. Assim são muitas pessoas que estão na Igreja, espiritualmente falando são como anões, pois, pararam de crescer.

BELIDA NOS OLHOS, SARNA E IMPIGEM - O nosso olhar, o nosso semblante, deve refletir o Senhor Jesus. Você pode ser sério, mas não arrogante; pode ser sorridente, mas não escarnecedor; pode repreender, mas com amor, nunca com ódio. Elimine da sua vida a arrogância, a falsidade, a inveja, o medo e a inferioridade. O seu semblante ficará muito mais suave.

TESTÍCULO QUEBRADO - Que é incapaz de se reproduzir! O bom obreiro é aquele que faz discípulos. Tem que ser reprodutivo, um ganhador de almas. O bom obreiro atrai a atenção das pessoas e todos querem imitá-lo pelo seu bom procedimento.

Diante destas qualidades, é bom que você que deseja fazer a obra de Deus, ou que até já está fazendo, cuide bem da sua aparência interior, para que Deus possa usá-lo cada vez mais.

14 de novembro de 2011

Quando Deus fala


No passado, Deus falou muitas vezes e de várias maneiras. Por meio de sonhos, visões e profecias Ele usou servos dedicados e separados do pecado para transmitir Sua vontade.

Por intermédio de Seu Filho Jesus, Ele não só confirmou as profecias antigas, mas também anunciou a chegada do Reino de Deus e como entrar nele.

Após Sua morte, ressurreição e ascensão, o Senhor Jesus enviou o Consolador para dar continuidade à obra de salvação.

Atualmente, o Espírito de Deus continua falando, não mais por meio de sonhos, visões ou profecias. Mas, apenas, por intermédio da Sua Palavra - a Bíblia Sagrada.

Então, surge a pergunta: para quê o dom de profecia?

“Mas o que profetiza fala aos homens, EDIFICANDO, EXORTANDO E CONSOLANDO.” I Coríntios 14.3

Como se vê, o dom da profecia não é para adivinhar ou prever o futuro de ninguém. Mas para edificar, exortar e consolar a Igreja.

Como o Espírito Santo fala?
Como ter a certeza de Sua voz?
Como não ser enganado por outras vozes?

Só tem um jeito: nascer da água e do Espírito para obter a natureza Divina e poder compreender Sua Palavra.

Só os nascidos do Espírito têm Espírito para reconhecer Sua fala por intermédio da Bíblia. Veja quantos cristãos (nascidos da carne) têm sido enganados pelos espíritos do anticristo na interpretação bíblica!

Observe o tipo de relacionamento entre o Pai e o Filho, nas palavras de Jesus:

“Ninguém conhece o Filho senão o Pai; e ninguém conhece o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.” Mateus 11.27

A voz, direção ou inspiração do Espírito Santo, via Bíblia, não deixa margem de dúvida para nenhum ouvinte. Especialmente, para Seus filhos. O problema é que nem sempre há ouvidos atentos à Sua voz.
Deus fala.

Fala com Seus filhos e com os demais também.
Fala por meio de Sua Palavra escrita.
Fala por meio de Seus verdadeiros servos na pregação (profecia) do Evangelho.
Aproveita também para falar em meio aos problemas cotidianos.

Sua doce e meiga voz tem sido forte no deserto. Quanto maior é a solidão, maior e mais alta é a Sua voz.

A ausência de poluição da voz familiar, de amigos, colegas, enfim, poluição audiovisual da televisão, internet, emissoras de rádio, jornais e revistas, libera a atenção total à fala de Deus. A poluição audiovisual deste mundo tem sido a maior inimiga da voz de Deus.

Por isso, daqui a um mês, 11 de dezembro de 2011, estaremos vivenciando os últimos 21 dias do ano em jejum. Será o Terceiro Jejum de Daniel para aqueles que querem receber o Espírito de Deus.

O jejum será de todo e qualquer entretenimento audiovisual. Estaremos focando nossos pensamentos apenas nas coisas lá do Alto. Quem crê, vai; quem não crê, fica.

Deus abençoe os que creem.

8 de novembro de 2011

Algo Difícil

Amiga, sabe qual é uma das coisas mais difíceis que existem? Ouvir a verdade.

Sinceramente, isso não é para qualquer um. É preciso ter estrutura, espiritualidade e humildade suficientes para ouvir certas verdades.

Muito bem dito quando falam que a verdade dói... É isso mesmo, ela dói pra caramba! Mas isso não quer dizer que seja algo ruim. Não, muito pelo contrário.

Sabe quando alguém fala pra você que machuca, parece até que vai cortá-la ao meio, mas no fundo você sabe que aquela pessoa tem razão?

Já aconteceu isso com você alguma vez? Lembra qual foi a sua reação?

Pois é, a reação é o que conta, o que realmente importa.

Ficou magoada com a pessoa? Ofendida? Pior ainda, guardou mágoa?

Amiga, se não somos humildes o suficiente para aceitar as verdades, então como podemos amadurecer?
Como podemos pensar em casamento? Pois não tenha dúvidas de que seu marido não vai hesitar em lhe falar umas verdades. E aí? Vai ficar com mágoa dele também?

Veja bem: não estou dizendo que não vai doer ou que ficaremos tristes, mas essa tristeza tem que ser com nós mesmas e não pode durar muito tempo!

Certa vez, meu marido me disse: "Você é muito orgulhosa!" Aquilo foi o fim da picada pra mim! Foi um pensamento atrás do outro... Primeiro fiquei com raiva, achei um absurdo! "Eu: Orgulhosa??".

Em seguida, fiquei arrasada por ele pensar aquilo de mim! "Que mostro ele é!", pensei.

Mas depois me ajoelhei e chorei até doer a garganta... Ele tinha razão! Como doeu admitir e encarar a verdade! Me senti um nada e humilhada, mas como foi bom pra mim...

Tarefa:

Analise a si mesma. Veja se tem encarado as verdades na sua vida ou em seu relacionamento de forma correta.

Chega de se enganar! Encarar a verdade significa ir para o fim da fila? Vai pra lá! Recomece na fé!

Corrija seus erros, afinal, ninguém é perfeito! Mas como é horrível ter que pagar um preço tão alto por algo que você poderia ter evitado se apenas tivesse aceitado as verdades...

7 de novembro de 2011

Toda a minha força!


"Relataram a Moisés e disseram: Fomos à terra a que no enviaste, e verdadeiramente mana leite e mel; este é o fruto dela" Números 13:27

Este fruto é visto na vida das pessoas que através de uma grande atitude de fé tomaram posse daquilo que Deus prometeu; enquanto muitos, só têm visto estes frutos em outras pessoas pelos seus testemunhos.

Mas Por quê?

"O povo porém que habita nessa terra é poderoso, e as cidades muito grandes e fortificadas; também vimos ali os filhos de Enaque. Os amalequitas habitam na terra do Neguebe, os heteus, os jebuseus e os amorreus habitam na montanha; os cananeus habitam ao pé do mar e pela ribeira do jordão." Números 13:28 e 29

Exatamente porque ao invés da pessoa estar disposta a colocar toda força para se conquistar o que Deus prometeu e que é verdadeiro, ela prefere olhar para os fatores negativos (que são seus inimigos), como também, os obstáculos que estão entre ela e o que deseja conquistar.

"Então calebe fez calar o povo perante Moisés e disse: Eia! Subamos e possuamos a terra, porque certamente prevaleceremos contra ela." Números 13:20

Enquanto uns dizem que não podem, outros como Calebe dizem: Tudo podemos! Ainda que a terra tivesse inimigos poderosos, havia dentro deles uma força maior (Energia) que daria condições de vencerem aqueles inimigos e todas as demais dificuldades.

"Tão somente não sejais rebeldes contra o Senhor e não temais o povo dessa terra, pois como pão os podemos devorar." Números 14:9

O sacrifício feito com toda força no altar de Deus, faz com que a pessoa desça do mesmo com esta energia (força), que lhe capacita a vencer e tomar posse da terra prometida e ver em sua vida o fruto dela: Um grande testemunho!.

1 de novembro de 2011

Receber é melhor do que dar!

É assim que as pessoas no mundo pensam, mas veja o que a palavra de Deus nos ensina:
“Mais bem-aventurado é dar  que receber’…..Atos 20:35

Você já reparou que a maioria das brigas entre casais, amigos e familiares, é porque uma das partes esta exigindo a gritos que a outra dê, já seja carinho, atenção, compreensão, cumprimento de vontades e por aí vai, parece que quanto mais a pessoa recebe, mais ela quer, e mais ela exige por parte da que da, pois o que no inicio era suficiente, com o tempo se tornou algo sem valor.

Por exemplo quando você namorava, dizia:” Meu namorado é tão romântico, sempre no meu aniversario ele me da flores”.

Mas depois que casou e passou o tempo, você fala:” Meu marido não é nada romântico, só me da flores no meu aniversario, o resto do ano, nada”. O que você apreciava no começo, agora é muito pouco, você exige mais, quer mais.

Tem pessoas que só querem receber, mas nunca fazem nada pelos outros.


Talvez você quer ser apreciada, lembrada no dia do seu aniversario, convidada pelas amigas, quer ser admirada, respeitada, tratada com carinho, mas tudo isto tem um preço, e sabe qual é?

Você tem que aprender a fazer tudo isso primeiro pelos demais. Exigir é muito fácil, achar que merece é muito cômodo, mas as pessoas devem ser retribuídas, quando será a sua vez  de “dar”?

O dia que você experimentar como é maravilhosa a sensação de dar, nunca mais vai deixar de faze-lo.

Normalmente essas pessoas fazem o mesmo com Deus, exigem tudo Dele, mas nunca estão dispostas a fazer nada para Deus. Tudo que Deus pede parece demasiado difícil e sacrificante, mas receber as bênçãos é tão bom!

Na hora de pedir colocam toda a força e imposição, mas na hora de dar, não ha a mínima disposição.

Vamos despertar e ver se não estamos querendo receber tudo de todos, quando nos mesmas não damos nada!

Esta semana faça algo diferente, para uma pessoa próxima a você e depois deixe aqui a sua experiência. E não esquece, pequenos detalhes fazem a diferença.