26 de outubro de 2011

A Fé, a Energia e a Voz

A fé é a voz do Espírito de Deus que arde em nosso coração. Vejamos o Monte Sinai

"Apascentava Moisés o rebanho de jetro, seu sogro, sacerdote de Midiã; e, levando o rebanho para o lado ocidental do deserto, chegou ao monte de Deus, a Horebe. Apareceu-lhe o Anjo do Senhor uma chama de fogo, no meio de uma sarça; Moisés olhou, e eis que a sarça ardia no fogo e a sarça não se consumia. Então, disse consigo mesmo: Irei para lá e verei essa grande maravilha; por que a sarça não se queima?" (Êxodo 3:1-3)

Também chamado de "O Monte de Deus", o Monte Sinai é o lugar energizado onde a energia do Senhor Jesus se transferiu da sarça vegetal para a sarça humana (Moisés). Desde então, a energia do Espírito Santo vem se transferindo para homens e mulheres vivem a fé, de geração em geração, até nossos dias.

Quem possui a energia de Deus hoje?

A característica principal da energia (fogo) é o seu calor. Este calor varia de acordo com o elemento combustível, isto é, da substancia utilizada para produzir a combustão. Assim, se a energia (fogo) está na palha, o calor é um; mas, queima na gasolina, o calor é outro. Quando se fala em "fogo de palha", todos entendemos que este é produzido rapidamente e, por falta de consistência da palha, logo se apaga. O mesmo acontece com a fé emotiva, cuja a chama se extingue no exato momento em que termina a emoção que lhe dava vida. Porém, quando a fé vem de Deus, o fogo é consistente e difícil de apagar.

O nascido do Espírito tem seu grau de fé diferente do que tem o nascido da carne. É que a fonte da sua energia está naquela sarça ardente do Sinai. Essa foi a energia que conduziu Moisés à vitória sobra o império egípcio. E depois dessa derrota, o Egito nunca mais conseguiu se erguer como antes.

A fé vinda de Deus é a energia que tem estado nos discípulos do Senhor Jesus Cristo. Apesar de serem formados de material trivial, ou seja, de pouco valor como a sarça, pois somos apenas pó. Ainda assim não somos consumidos, e a chama não se apaga.

Alguns possuem a energia da fé débil, outros, não. Porém, todos os que a possuem têm a energia divina dentro de si. A debilidade da fé diz respeito à visão, ao entendimento da grandeza de Deus e à coragem de se colocar ou não em prática a Sua Palavra. O débil na fé busca confirmação dos outros a respeito de sua própria energia. O forte, não! Ele segue na direção da sua fé sem perguntar a ninguém ou questionar a si mesmo se deve ou não ir em frente.

O Espírito Santo ensina que devemos acolher os débeis na fé, não para discutir opiniões, pois enquanto alguns crêem que de tudo podem comer, outros, como débeis, comem apenas legumes. De qualquer forma, débil ou forte, a fé é a voz de Deus a nos falar. A fé de Deus, a voz de Deus e a energia de Deus são a mesma coisa. Quando obedecemos à fé, obedecemos à Sua voz e a energia Dele, entra em ação.

Que Deus abençoe abundantemente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário