6 de janeiro de 2012

Ela teme a Deus


Enganosa é a graça, e vã a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa será louvada. (Próverbios 31:30)

Na minha opinião, esta é a característica principal da Mulher V. Ela teme a Deus. Qualquer mulher pode ser uma boa mãe, uma boa dona de casa, uma boa amiga, uma boa funcionária e uma boa chefe, se ela quiser. Tudo o que precisa fazer é dar o seu melhor e ser uma boa aprendiz para que possa melhorar a cada ano. Contudo, a Mulher Virtuosa não apenas era boa nessas áreas, ela também era de Deus, o que a fazia ser excelente em todas as coisas - tanto que você está lendo mais um livro acerca dessa maravilhosa mulher da Bíblia.

Assim como computadores param de funcionar por uma série de problemas técnicos, nós também podemos "parar de funcionar" em muitas áreas de nossas vidas quando o nosso relacionamento com Deus não vai bem. Tente se lembrar quando foi a última vez que você teve um problema no seu casamento ou com uma amiga. Como estava a sua vida espiritual naquele momento? Talvez diga que estava tudo bem, mas na verdade você estava "dormente" e nem um pouco ativa.

Quando Deus é o centro de nossas vidas, dificilmente desviamos a nossa atenção para outras coisas. Isso não significa que não teremos problemas, mas certamente reagiremos a eles de uma maneira muito diferente. E é exatamente aí que muitas mulheres cristãs têm falhado.

Conheci uma bela mulher cristã em um de nossos cursos para casais, que veio até nós como último recurso para salvar o seu casamento. Ela sentia-se devastada por causa do rumo que seu casamento tomara, e estava prestes a desistir. Mas ela veio, e com ela veio o seu marido, que também não tinha a menor ideia de como fazer o seu casamento funcionar depois de tudo o que haviam passado. Eles frequentaram o curso do início ao fim, compareceram a algumas sessões de aconselhamento e, posteriormente, passaram a frequentar a igreja aos domingos. Ele, que durante toda a sua vida havia sido cético em relação a Deus, tornou-se receptivo à nova fé e passou a enxergar as coisas com outros olhos após algumas semanas. Não demorou muito para começarem a testemunhar a todos os seus amigos. Ela o havia perdoado, e ele havia aprendido a ser um marido; eles agora viviam em sintonia, com um enorme desejo de passar a vida inteira nos braços um do outro. Mas o tempo passou e algumas coisas começaram a acontecer na vida pessoal do casal. Eram muitas as distrações e eles começaram a frequentar a igreja cada vez menos. Havia sempre alguma coisa acontecendo, e a fé deles começou a se esfrequecer como um músculo que não é exercitado. Alguns meses depois, quando já haviam para de ir à igreja por completo (o que, inclusive, é um padrão que tenho notado: quanto menos você faz uma coisa, menos tem vontade de fazer; quanto mais você faz uma coisa, mais tem vontade de fazer), eles estavam de volta na mesma situação do início: perdidos. O casamento deles não tinha saída. Ambos tinham capacidade de mudar aquela situação, mas nenhum dos dois tinha forças para isso.

É triste ver esse tipo de coisa acontecendo o tempo todo. As pessoas não entendem. Não basta saber o que você tem de fazer para ter uma vida feliz e completa. Não basta ter condições para isso. Você precisa ter uma ferramenta que não pode ser aprendida ou comparada, mas construída - um verdadeiro relacionamento com Deus. Se você quer parar de fracassar no seu casamento, no seu trabalho, com a sua família ou amigos, siga esse conselho: resolva o problema interior primeiro. O relacionamento com Deus não se estabelece sobre os famosos:

Eu creio em Deus à minha maneira
Eu vou à igreja aos domingos
Eu sou cristã
Eu cresci na igreja
Eu estou salva

O relacionamento com Deus consiste das mesmas coisas que qualquer outro relacionamento. Para que uma mãe tenha um bom relacionamento com a sua filha, ela precisa conversar com a filha, ser sua amiga, entendê-la, saber quais são as suas necessidades, agradá-la, sacrificar-se por ela, ter tempo para ela, e investir nela. Se não faz essas coisas, não pode reclamar que sua filha não fala com ela; não faz o menor sentido pensar que você pode ter um relacionamento com alguém baseando-se apenas no que você representa para essa pessoa.

Sim, Deus deu o Seu filho por nós para que pudéssemos ser salvas, mas isso não significa que estejamos salvas; só quer dizer que podemos ser salvas. Para que possamos realmente ser salvas, precisamos ter um relacionamento com Ele, do tipo que satisfaz todas as exigências naturais de qualquer outro relacionamento.

Vamos analisar a lista acima tomando como exemplo o relacionamento entre mãe e filha:

Eu gosto da minha filha à minha maneira
Eu gasto duas horas com ela aos domingos
Eu pago as suas contas
Eu a criei
Eu sou sua mãe

Serio isso o suficiente para se ter um bom relacionamento com a sua filha? É claro que não! Talvez você tenha desejado muito se relacionar com a sua mãe quando era adolescente e, por isso, se rebelava de vez em quando só para chamar a atenção dela. Apenas uma das coisas que fazemos por carência de um relacionamento de verdade.

Contudo, com Deus, é diferente; Ele nunca ignora o quanto O queremos ou não. Na verdade, Ele está só esperandoo nosso convite para entrar em nossas vidas. Há tanta coisa que podemos fazer. Se você Lhe der apenas duas horas da sua semana, é exatamente isso o que vai receber dEle.

A Mulher V tem um relacionamento com Deus e, por causa desse relacionamento, ela O teme. Muitas pessoas não entendem o que significa temer a Deus; pensam que é ter medo de perder a salvação e ir para o inferno.

Temer a Deus é manter-se afastada das coisas que  atrapalham o seu relacionamento com Ele. E a lista é longa! Praticamente tudo neste mundo está nessa lista, pois o mundo está cada vez mais distante de Deus. Quanto mais perto das trevas você chega, mais apagada você fica. Quanto mais perto da luz você chega, mais iluminada você fica. É uma questão de bom senso.

Você pode ser o ser humano mais incrível e ainda assim estar na escuridão, sujeita a todos os males deste mundo. Uma mulher que teme a Deus coloca a sua fé acima de tudo na vida, incluindo amigos, família, casamento, carreira, escola, lazer, dinheiro, aparência e sucesso. E devido ao modo como lida com as suas prioridades, ela será louvada - não apenas pelas pessoas, mas principalmente por Deus.

O louvor de Deus se manifesta de diferentes formas. Sabe quando você sente orgulho de alguém, quando se sente abençoada por alguém e a ama de verdade, e você quer sempre surpreendê-la com alguma coisa só para mostrar o que ela significa para você? É isso o que Deus faz o tempo todo.

Ele nos louva quando estavamos no meio de uma III guerra mundial, dando-nos condições de sorrir, de dar gargalhadas, de ter paz e de crer que dias melhores virão. Quem possui essa capacidade senão aquelas que têm um relacionamento íntimo com Deus? Ele nos louva quando realiza os nossos sonhos da maneira mais inusitada.

POBRE À BEIRA DA MORTE

A viúva de Sarepta foi louvada por Deus da maneira mais ortodoxa. Sua história começou quando Deus a enxergou em meio a tantas outras mulheres e viúvas do seu povo, e enviou o Seu profeta Elias até ela só para que um milagre acontecesse em sua vida:

Então, lhe veio a palavra do SENHOR, dizendo: Dispõe-te, e vai a Sarepta, que pertence a Sidom, e demora-te ali, onde ordenei a uma mulher viúva que te dê comida. (1 Reis 17:8,9)

Às vezes, Deus pode agir de maneira engraçada. Uma coisa que aquela viúva não podia fazer era dar comida a alguém.

Então, ele se levantou e foi a Sarepta; chegando à porta da cidade, estava ali uma mulher viúva apanhando lenha; ele a chamou e lhe disse: Traze-me, peço-te, uma vasilha de água para eu beber. Indo ela a buscá-la, ele a chamou e lhe disse: Traze-me também um bocado de pão na tua mão. Porém ela respondeu: Tão certo como vive o SENHOR, teu Deus, nada tenho cozido; há somente um punhado de farinha numa panela e um pouco de azeite numa botija; e, vêr aqui, apanhei dois cavacos e vou preparar esse resto de comida para mim e para meu filho; comê-lo emos e morreremos. (1 Reis 17:10-12)

Ela foi super-honesta com Elias. Às vezes, a vida toma rumos errados e tudo vai ladeira abaixo. Foi isso o que aconteceu com essa viúva. Primeiro, o seu marido morreu, deixando-a sozinha para sustentar a si mesma e a seu filho - lembre-se de que, naqueles dias, as mulheres não podiam trabalhar. E, para piorar as coisas, a fome assolava a terra. A mulher estava praticamente preparando o enterro dela e de seu filho. E aí chega um homem de Deus lhe pedindo a única coisa que ela tinha para sobreviver por mais um dia. Não foi à toa que ela explicou em detalhes o motivo pela qual apanhava gravetos.

Elias lhe disse: Não temas; vai e faze o que disseste; mas primeiro faze dele para mim um bolo pequeno e traze-mo aqui fora; depois, farás para ti mesma e para teu filho. Porque assim diz o SENHOR, Deus de Israel: A farinha da tua panela não se acabará, e o azeite da tua botija não faltará, até o dia em que o SENHOR fizer chover sobre a terra. Foi ela e fez segundo a palavra de Elias; assim, comeram ele, ela e a sua casa por muitos dias. Da panela a farinha não se acabou, e da botija o azeite não faltou, segundo a palavra do SENHOR, por intermédio de Elias. (1 Reis 17:13-16)

Que reviravolta milagrosa! Uma hora ela estava pobre e à beira da morte; instantes depois, tinha o suficiente para hospedar Elias em sua casa por muitos dias e salvar a sua família em meio a um período de fome mundial. Tudo isso por causa de uma pequena decisão que ela tomou de apenas crer e obedecer. Ela poderia ter dito: "Não! Vá embora daqui! Eu não quero vê-lo novamente!" E, se ela tivesse dito isso, nós entenderíamos; de fato, Elias estava pedindo um pouco demais daquela pobre mulher.

Mas é assim que Deus trabalha e sempre trabalhará. Não importa o quanto o ser humano mude, Deus nunca vai mudar de estratégia. Ele sempre lhe dará oportunidades para usar a sua fé e ver resultados; mas é só isso o que Ele vai fazer - lhe dar oportunidades e deixar que você colha os frutos de suas escolhas.

Ela colheu crer no que Elias lhe disse a respeito do poder de Deus e obedecer. Ela poderia ter crido, mas não obedecido exatamente, como fazem muitos cristãos. Eles creem na Bíblia, mas não lhe obedecem. Não esperam o casamento para fazerem sexo, não dizem a verdade todo o tempo, não são fiéis a todo custo. Eles estão praticamente dizendo o seguinte de Deus: "Sai fora! Estamos em pleno século XXI. Todo mundo faz, e eu tenho as minhas necessidades." A viúva de Sarepta temia a Deus e, por isso, ela foi louvada. A sua história foi incluída na Palavra de Deus de propósito; além disso, ela e seu filho não morreram como a maioria das outras famílias. Deus veio ao seu encontro de uma forma milagrosa. Apenas uma das coisas que ela ama fazer.

O que tem se colocado entre você e a sua fé em Deus? O que você pode fazer para se livrar disso? Como você pode começar a temer mais a Deus?

Próximo Título: Ela faz a diferença... aguarde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário