2 de janeiro de 2012

Ela tem dignidade


A força e a dignidade são os seus vestidos, e, quanto ao dia de amanhã, não tem preocupações. (Provérbios 31:25)

De acordo com a maioria dos dicionários, dignidade significa:

1. honestidade, justiça, integridade
2. distinção, honraria, glória
3. procedimento que atrai o respeito dos outros
4. modo digno de proceder
5. cargo ou título de alta graduação

A dignidade está ligada à reputação e ao caráter de uma pessoa. Você pode comprar ou até exigir respeito das outras pessoas, mas somente aquelas que realmente merecem alcançam.

A Mulher V merece honra, não porque ela seja melhor do que as outras ou porque seja uma supermulher, mas porque a sua vida é uma prova disso. Ela não precisa pedir a honra que lhe é devida.

É comum querermos provas aos outros que somos honrosas, mas a verdade é que não podemos impor isso a quem quer que seja. É uma das poucas coisas na vida a quem quer que seja. É uma das poucas coisas na vida que não podem ser manipuladas. Se você é uma pessoa respeitosa, não precisa dizer, não precisa chamar a atenção das pessoas para esse fato. Elas conseguem perceber através das pequenas coisas que você faz.

Uma mulher respeitosa está sempre a favor do que é certo. Não há a menor dúvida de que ela vai sempre dizer a verdade e ser honesta. O caráter dela é tal que não há lugar para mentiras em sua vida. Ela sempre diz a verdade e sempre honra a sua palavra. Se ela diz algo, você pode contar que está sendo sincera e vai cumprir o que prometeu. Algumas pessoas podem não gostar dela por uma série de motivos (sem contar com aquelas que nem precisam de bons motivos para isso), mas, no fundo, elas a respeitam em segredo.

É óbvio que uma mulher honrosa não é perfeita, mas por causa do seu caráter honroso, às vezes parece ser perfeita. É que ela sabe lidar com os seus defeitos. Qualquer uma que saiba transformar os seus defeitos em bênçãos é digna de todo o nosso respeito. É como pular de um lugar bem alto e cair sempre de pé.

Este versículo também mostra que a honra vem logo após a força. Você não pode vencer se não tiver força; e se começar a pensar em todas as pessoas que você considera dignas de honra, vai perceber que elas têm uma coisa em comum: são fortes.

Trata-se de um tipo diferente de força; está relacionada à honra. "Antes da ruína, gaba-se o coração do homem, e diante da honra vai a humildade." (Provérbios 18:12)

Este provérbio resume bem o significado de honra, além de descrever a força que produz essa honra - e que muitas vezes é desprezada pelas pessoas. Para que uma pessoa seja respeitada e honrada, ela precisa ser humilde. Humilde para mudar, humilde para fazer o que é certo, humilde para reconhecer os próprios erros, e humilde até para usar a fé como ela é. Esse definitivamente não é o tipo de humildade que aceita os problemas. Você não é honrada quando está sendo massacrada pela pobreza, pelas doenças ou por quaisquer outros problemas.

Você é humilde quando está disposta a mudar, quando o seu ego não é a coisa mais importante no mundo para você, quando não tem de ser a pessoa que vai dar a última palavra numa discussão ou quando não insiste em provar o seu ponto de vista. Humildade é uma força que falta à maioria das pessoas; é por isso que apenas algumas têm o que vem a seguir - honra.

A Mulher V tinha tanto força quanto honra; em outras palavras, humildade e reputação. Ambas sempre andarão juntas. Você não pode ser humilde e não ter uma boa reputação, e você não pode ter uma boa reputação e não ser humilde. Uma mulher orgulhosa pode ser respeitada pelo que ela faz, mas nunca pelo que ela é.

Se você construiu a sua reputação baseada no seu sucesso profissional ou talvez na família que constituiu, e for respeitada por isso, aqui vai um aviso: a sua reputação está apoiada nas coisas que você conquistou. Se você perder essas coisas, a sua reputação estará em risco. Mas se você é humilde, vê coisas que as outras pessoas não veem; tem a direção que vem do alto. E mesmo que perca tudo o que conquistou, não será o fim do mundo para você. O seu espírito é forte o bastante para ajudá-la a conquistar tudo de novo. Você não cai em depressão, não sente vontade de desistir, não perde a cabeça, não destrói o pouco que lhe restou. Muitas pessoas que se apoiavam nos outros seguiram esse caminho. Você precisa ter um espírito forte.

A Mulher V tinha um espírito forte; ela era forte e digna de honra. Nada era capaz de derrubá-la. Quando você encontra uma pessoa forte assim, imediata e automaticamente passa a respeitá-la. Você admira a sua força, especialmente por causa das coisas que ela passou. Ela lhe inspira a ser melhor e a perseverar até o fim.

Não nos surpreende que a Mulher V seja alegre. Se você sabe que tem tudo o que precisa para superar qualquer coisa que lhe acontecer, também se sente segura de si mesma. Você não tem medo do futuro e vai em direção a ele com tudo o que tem; você tem essa certeza dentro de si. Você é forte o bastante.

O QUE VEM COM A DISCRIÇÃO

O seu caráter honroso é também o resultado da sua discrição. A Bíblia fala sobre discrição de uma maneira muito interessante e clara. Imagine um porco brincando na lama com um anel de diamante do focinho. Difícil de imaginar, não é mesmo? Mas é assim que a Bíblia descreve a mulher que não tem discrição (leia Provérbios 11:22). Duro, mas é a pura verdade.

Discrição é a capacidade de se comportar ou falar de maneira a evitar ofender ou revelar informações privadas; em outras palavras, é a habilidade de discernir o que é e o que não é apropriado para se dizer ou fazer.

Muitas mulheres não se dão conta da importância da discrição na construção de sua reputação. Elas tentam demonstrar bondade e gentileza para com as outras pessoas, mas na hora de serem discretas, não sabem por onde começar.

Mulheres que facilmente fazem fofoca sobre outras mulheres, que criticam os outros, falam de assuntos particulares com pessoas que não estão envolvidas na situação e são sarcásticas e rudes com os outros, quase sempre estão no lugar errado, na hora errada e com as pessoas erradas. Não importa o quanto sejam bonitas ou inteligentes, a falta de discrição arruinará a sua reputação.

Você também se torna indiscreta quando grita com as pessoas. Pense numa mãe que você tenha visto gritando com o filho em público; agora, procure se lembrar de como você se sentiu em relação a ela. A beleza se torna fútil quando não é acompanhada pela discrição. Se não há discrição, não há beleza - muito menos respeito! Se a beleza, que pode ser vista, é suprimida pela indiscrição, imagine o respeito e a honra.

Ser discreta também significa evitar problemas. Vamos ver alguns exemplos e pensar em como você pode contorná-los e dar início ao seu processo de discrição e, consequentemente, começar a ser respeitada.

1. Fofoca ou crítica aos outros - este é um sinal de que provavelmente tem poucas amigas, e as amigas que tem provavelmente não confiam em você. Se alguém faz fofoca com você, também é capaz de fazer fofoca a seu respeito. Se você quer que as suas amigas lhe respeitem, pare de fazer fofoca com elas. Deixe bem claro que não tolera tal atitude.

2. Compartilhar assuntos particulares com outras pessoas - isso mostra que a você não pode ser confiado qualquer assunto confidencial, e que a sua família é uma vítima constante de suas conversas e de seus comentários desnecessários. Por que então você não evita ouvir segredos já que sabe que não consegue guardá-los? Diga à sua amiga que não consegue guardar segredos e que por isso prefere não ouvi-los. E se ainda assim você se sentir tentada a compartilhar assuntos particulares acerca dos seus familiares, pergunte a si mesma: "E se eles fizessem isso comigo?" A resposta a essa pergunta já será o suficiente para ajudá-la.

3. Brincadeiras inapropriadas - essas simplesmente a fazem parecer uma tola, e ninguém gosta da companhia de pessoas tolas. Já conheceu um brincalhão que também era respeitado? Provavelmente não.

4. Gritar e falar alto - isso mostra que você está jogando toda a sua feminilidade no ralo e que você é uma pessoa muito difícil de se lidar. Se precisa chamar uma pessoa que está longe de você, tente chegar mais perto ou então peça a alguém que a chama para você. É difícil respeitar alguém que não respeita os outros... Muito difícil.

5. Paquerar homens - à primeira vista parece ser uma atitude inocente, mas as mulheres que gostam de paquerar demonstram o contrário. Você não é compreendida quando está paquerando; pelo contrário, você está dando motivos para que as pessoas a critiquem. Não é nada respeitoso ver uma mulher flertando, pois ela é sempre vista como fácil e disponível.

6. Ser grosseira com os seus entes queridos - isso significa que você será ainda mais grosseira com aqueles que não são seus entes queridos. Será que você pode respeitar com aqueles que não são seus entes queridos. Será que você pode respeitar uma filha que desrespeita a sua própria mãe? E uma esposa que desrespeita o seu próprio marido? Mais uma vez... é muito difícil.

7. Indiscrição na maneira de se vestir - quando você revela muito, está dizendo que não há nada de especial por baixo da sua roupa; todo mundo pode dar uma olhadinha. Uma mulher respeitosa respeita primeiro a si mesma, e o seu corpo é santo, não importa o que diz a moda.

Ser uma mulher de respeito é também uma questão de bom senso. Você não é uma seguidora de multidões, mas é sábia o bastante para saber aonde está indo e o que está fazendo.

MAL CASADOS

Abigail "era sensata e formosa." A sua história em 1 Samuel 25 começa quando o seu marido, Nabal, se recusa a ajudar Davi e seus homens. Tudo o que Nabal tinha de fazer era ser hospitaleiro com Davi e ajudá-lo a continuar a sua jornada. Naquela época, Davi já tinha uma reputação de muito respeito em Israel, embora ainda não tivesse sido oficialmente declarado rei. Contudo, Nabal, cheio de orgulho, não apenas se recusou a ajudar Davi, como também o humilhou, dizendo:

Respondeu Nabal aos moços de Davi e disse: Quem é Davi, e quem é o filho de Jessé? Muitos são, hoje em dia, os servos que fogem ao seu senhor. Tomaria eu, pois, o meu pão, e a minha água, e a carne das minhas reses que degolei para os meus tosquiadores e o daria a homens que eu não sei donde vêm? (1 Samuel 25:10,11)

Você, alguma vez, já viu uma pessoa fazer questão de pequenos favores prestados? Que impressão você e as pessoas que testemunharam a "cena dramática" tiveram dela? Muito triste. Embora até estivessem certas, acabaram perdendo a razão só por causa do modo como lidaram com a situação. Nabal provavelmente não conhecia Davi, mas também não precisava agir daquela maneira. Na verdade, Davi e seus homens até ajudaram, dando protação, enquanto estiveram nas terras de Nabal; o mínimo que ele poderia ter feito era agradecer-lhes pela estadia tranquila e pela proteção dada aos seus trabalhadores.

Assim que os homens trouxeram a mensagem atrevisa a Davi, ele reuniu 400 homens e saiu para lutar com Nabal. A terrível notícia acerca do que estava para acontecer ao seu marido chegou ao conhecimento de Abigail e ela não perdeu tempo.

Então, Abigail tomou, a toda pressa, duzentos pães, dois odres de vinho, cinco ovelhas preparadas, cinco medidas de trigo tostado, cem cachos de passas e duzentas pastas de figos, e os pôs sobre jumentos, e disse aos seus moços: Ide diante de mim, pois vos seguirei de perto. Porém nada disse ela a seu marido Nabal. (1 Samuel 25:18-20)

A mulher realmente se superou para consertar a atitude insensata de seu marido. Ela preparou um verdadeiro banquete para Davi e seus homens. Mas a beleza de tudo isso é que ela fez o que a maioria de nós provavelmente não ousaria fazer. Primeiro, reconheceu os erros de seu marido.

Essa é uma das coisas mais difíceis que uma esposa pode fazer. Ela pode até falar com ele diretamente sobre o seus defeitos, mas dificilmente vai apontar os seus erros diante de outras pessoas. Às vezes vejo isso acontecer na Obra de Deus. Um pastor é repreendido por causa de algo que fez, e a esposa, em vez de reconhecer que seu marido precisa mudar e ajudá-lo, acaba apoiando o erro dele só porque é o seu marido. Deus não quer que nós, esposas, empurremos os nossos maridos para o abismo quando eles estão a ponto de cair. A nossa função é auxiliá-los, ser o braço direito deles, uma companheira, fazer o que for preciso para ajudá-los - mesmo que, por vezes, sejamos mal entendidas.

Vendo, pois, Abigail a Davi, apressou-se, desceu do jumento e prostrou-se sobre o rosto diante de Davi, inclinando-se até à terra. Lançou-se-lhe aos pés e disse: Ah! Senhor meu, caia a culpa sobre mim; permite falar a tua serva contigo e ouve as palavras da tua serva. Não se importe o meu senhor com este homem de Belial, a saber, com Nabal; porque o que significa o seu nome ele é. Nabal é o seu nome, e a loucura está com ele; eu, porém, tua serva, não vi os moços de meu senhor, que enviaste. Agora, pois, meu senhor, tão certo como vive o SENHOR e a tua alma, foste pelo SENHOR impedido de derramar sangue e de vingar-te por tuas próprias mãos. Como Nabal, sejam os teus inimigos e os que procuram fazer mal ao meu senhor. Este é o presente que trouxe a tua serva a meu senhor; seja ele dado aos moços que seguem ao meu senhor. Perdoa a transgressão da tua serva; pois, de fato, o SENHOR te fará casa firme, porque pelejas as batalhas do SENHOR, e não se ache mal em ti por todos os teus dias. Se algum homem se levantar para te perseguir e buscar a tua vida, então, a tua vida será atada no feixe dos que vivem com o SENHOR, teu Deus; porém a vida de teus inimigos, este a arrojará como se a atiras-se da cavidade de um afunda. E há de ser que, usando o SENHOR contigo segundo todo o bem que tem dito a teu respeito e te houver estabelecido príncipe sobre Israel, então, meu senhor, não te será por tropeço, nem por pesar ao coração o sangue que, sem causa, vieres a derramar e o te haveres vingado com as tuas próprias mãos; quando o SENHOR te houver feito o bem, lembrar-te-ás da tuda serva. (1 Samuel 25:23-31)

Mais uma vez, Abigail se superou ao implorar a Davi que tivesse misericórdia de seu marido e de sua família. E ela ainda disse que foi sua culpa que não estivesse por pero quando os mensageiros de Davi foram à sua casa. Que atitude respeitosa! Ela reconheceu os erros seus e de seu marido, e humildemente se desculpou por eles diante de Davi.

Mulheres dignas não têm problemas para se desculparem. A humildade é a essência delas. Já percebeu que quando uma pessoa é humilde o bastante para pedir desculpas, imediatamente ficamos maravilhadas com a sua atitude? Admiramos pessoas que conseguem reconhecer os seus erros, e detestamos aquelas que ficam na defensiva em relação a eles.

Bendito o SENHOR, Deus de Israel, que, hoje, te enviou ao meu encontro. Bendita seja a tua prudência, e bendita sejas tu mesma, que hoje me tolheste de derramar sangue e de que por minha própria mão me vingasse [...] Sobe em paz à tua casa; bem vês que ouvi a tua petição e a ela atendi. (1 Samuel 25:32,33,35)

A humildade, a servidão e a prontidão de Abigail em se desculpar em favor de sua família conquistaram o respeito de Davi a tal ponto que ele até a pediu em casamento após a morte de seu marido, ao que ela respondeu com alegria: "Eis que a sua serva é criada para lavar os pés aos criados de meu senhor" (1 Samuel 25:41)

Que boa impressão ela causou em Davi. Que mulher digna de honra ela era. E se pensarmos bem, nem fez muito. Ela simplesmente foi forte o bastante para ser humilde.

Descreva como você pode ser digna de honra diante de sua família e de seus colegas. Pense no próximo passo que deve tomar para praticar o que você respondeu acima.

Próximo Título:  Ela é doce... aguarde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário