28 de dezembro de 2011

Ela se cuida


Faz para si cobertas, veste-se de linho fino e púrpura. (Provérbios 31:22)

Enquanto crianças, crescemos pensando que somos princesas merecedoras da atenção de todos. Uma simples sandália de salto alto ou um colar brilhante é suficiente para fazer-nos sentir a menina mais bonita do quarteirão! Aí, crescemos e começamos a ler revistas, assistir a filmes e programas de TV, e acabamos absorvendo o seu conceito de "beleza verdadeira". Olhamos para o nosso corpo e percebemos que não fazemos parte daquele grupo. Mil ideias vêm à nossa mente, dizendo: "Somente as pernas longas e magras são maravilhosas", "as loiras se divertem mais", "encolha para o tamanho zero e você vai ficar linda como ela", "fulana é a mulher mais bonita do mundo, pena que você não seja como ela" e "rugas,olheiras, e papos? Menina, faça alguma coisa com o seu rosto!" Então, nos olhamos no espelho e começamos o ataque.

Quem deu à mídia o poder de decidir o que é bonito e o que não é? Você deu? Eu definitivamente não dei! Nós é que deveríamos decidir o que é bonito para nós.

É aí que entra a Mulher V. Essa mulher me surpreende a todo instante. Ela cuida de sua família, de suas finanças, de sua casa, das pessoas necessitadas, e ainda tem tempo para cuidar de si mesma. Eis aí uma coisa que raramente se vê hoje em dia. Ou é oito ou é oitenta: ou ela é aquela mulher maravilhosa que dá comida aos desabrigados e serve em sua igreja, mas está fora de forma e veste roupas de duas décadas atrás, ou então ela é aquela mulher preocupada com sua imagem e posição social que só vive para cuidar de sua aparência ou de sua casa e família. Às vezes eu me pergunto o que aconteceu com as mulheres no decorrer dos anos que nos separou tanto de nossas raízes. Teria isso alguma coisa a ver com o movimento feminista que nos afastou de nossos valores originais?

A Mulher V viveu numa era pré-feminista e, pelo que temos lido até agora, parecia ser bem feliz daquele jeito. Ela se cuidava. Você sabia que quando está feliz consigo mesma, também se cuida mais?

Pense nas vezes em que esteve doente e em como foi difícil para você encontrar uma roupa para vestir, simplesmente porque não tinha ânimo. Está tudo relacionado: desde a maneira com que se cuida. Se você está triste, afasta-se dos outros, e provavelmente veste roupas escuras e sem vida, sem sequer se dar conta! Está no seu subconsciente, muito profundo para ser notado. Sendo assim, o segredo do cuidado de si mesma começa com a sua atitude. Não basta você dizer que vai começar a se cuidar e seja o que Deus quiser. Primeiro, precisa estar consciente de por que deve se cuidar.

FAÇA POR SI MESMA

Primeiro as primeiras coisas. Se você não cuidar de si mesma, quem vai? É como matar a sede: se não beber água, ninguém poderá beber por você. Cuidar de si mesma é uma necessidade básica. Você não deve se cuidar por causa do seu marido ou de uma amiga, deve se cuidar por causa de si mesma. É a sua aparência. É a sua vida. As pessoas que cuidam da aparência por qualquer outro motivo que não elas mesmas normalmente fazem mal feito.

Isso explica o porquê de tantas lindas celebridades serem fotografadas com aspecto tão desleixado durante um simples passeio no parque. Elas ficam lindas quando sabem que estarão diante das câmeras, mas não para si mesmas; é como se dissessem: "Eu não estou trabalhando hoje, então me reservo o direito de ficar feia."

Outro motivo pela qual você deveria se cuidar é a mensagem que passa para as pessoas que estão à sua volta. Algumas esposas não se dão conta, mas esta é a mensagem que elas despejam em cima de seus maridos: "É melhor você não reparar na minha aparência agora que eu estou casada e engordando!" Pobres homens... Pensavam que estavam casando com uma mulher que se importava consigo mesma, mas que na verdade só amava conforto. É claro que o anticoncepcional ou o bebê recém-nascido pode ter contribuído para o ganho de peso. Mas você também tem a sua parcela de culpa, seja honesta. Não culpe os remédios ou o bebê. Você sabe quando está passando dos limites. Um pouquinho mais de comida aqui e ali, dizendo a si mesma que vai ser só dessa vez (exatamente como aconteceu das últimas vezes), só isso.

Cuide-se primeiro por você, e depois pelas pessoas de quem você gosta e que estão à sua volta, especialmente para o seu marido, se for casada. Ao contrário do que a maioria das mulheres pensa - achando que só devem cuidar muito bem da aparência antes de casar -, se você se cuidava antes, muito mais deve se cuidar agora que tem o homem dos seus sonhos. Na condição de mulher casada, você pertence ao seu marido assim como ele pertence a você. Você não quer que ele se orgulhe de tê-la ao seu lado, especialmente quando está entre os amigos, e que continue a achá-la interessante e atraente com o passar dos anos?

Eu sempre fiz o que pude para ter certeza de que, se algum dia o meu marido olhasse para uma mulher, pensasse: "Para que eu preciso daquele Ford barato? Eu tenho um Porsche em casa!"

A beleza vem de dentro. As pessoas que amamos podem parecer simplesmente lindas ou extremamente bonitas, e nem sempre é devido à aparência delas, mas devido ao que elas significam para nós. Contudo, isso não significa que a beleza deve ficar escondida dentro de nós. Ela deve ser mostrada e admirada. Quem não gosta de ver coisas bonitas?

Ok, então agora você sabe que precisa se cuidar e também saber por que isso lhe faz bem, mas a pergunta que todas me fazem é: como eu começo? Primeiro, faça a pergunta: "O que as pessoas que se amam fazem?" Elas mostram. Elas se esforçam. Elas aprendem a fazer isso e deixam que as outras pessoas percebam através de sua aparência.

FAÇA ACONTECER

Que tal uma dieta saudável e exercícios diários para começar? E se você mudasse o seu corte de cabelo como uma demonstração da nova mulher que está surgindo? E se, em vez daquela velha e surrada calça jeans que anda sozinha pela casa quando você não está olhando, você usasse um vestido colorido, mesmo sem ter um motivo especial? Coloque uns acessórios para completar o visual que você jamais pensou em usar. Por que não?

Você não precisa da ajuda de um profissional, a qual dura um dia ou dois e depois acaba. Você pode começar hoje mesmo e aprender a fazer disso um hábito - na verdade, pode começar agora mesmo. Hoje em dia, você não precisa ter muito dinheiro para ficar bonita. Tudo o que precisa é de força de vontade. Já posso até prever o que vai acontecer quando começar esse processo... Você vai gostar muito. Vai querer fazer mais e mais. Vai esperar ansiosamente pela hora de se arrumar pela manhã!

Cuidar de si mesmo só vai lhe fazer bem. É divertido, é excitante e extremamente gratificante. Quando eu despertei para esse fato, me senti renovada - nada de roupas que me fizessem parecer velha e nada de cortes de cabelo que lembrassem uma peruca. Passei a separar um tempo para fazer as minhas unhas todas as semanas (eu mesma), ser mais ousada na escolha das cores que vestia e fazer algo novo no meu cabelo todas as semanas. À medida que fui gostando do que via, passeo a cuidar mais, até que se tornou uma rotina. Se você consegue cuidar de si mesma, então poderá cuidar de outras pessoas.

Cuidar da sua beleza não é um bicho de sete cabeças como muitas mulheres pensam. O segredo é a criatividade, então trabalhe com essa parte do seu cérebro. Todas as vezes que tiver a oportunidade de ler uma revista ou assustir TV, observe a maquiagem, as combinações de cores, os penteados e basicamente tudo o que puder ver. Como disse anteriormente, a mídia não pode nos impor a noção do que é ou não bonito, mas isso não quer dizer que não possamos aprender com ela com sabedoria e discrição. Veja que nem tudo é apropriado ou nos cai bem, mas você pode pegar um monte de dicas de uma simples propaganda de maquiagem.

1. Você pode começar usando o que tem. Você nem precisa gastar dinheiro, é só ter um pouquinho de criatividade para usar o que já possui. Basta dar uma olhada no seu guarda-roupas e ver que peças pode combinar - você vai ter um novo visual.

2. Você também precisa saber identificar as suas melhores características físicas e investir nelas.

3. Você pode ousar no visual. Saias, cores fortes e ousadas, e acessórios podem ser um bom começo. É incrível como cores ousadas são capazes despertar uma nova mulher em nós...

Uma vez que você comece a separar um tempo todas as manhãs, vai começar a gostar do desafio. É óbvio que no início vai cometer erros aqui e ali, pois se trata de uma coisa nova, uma nova fase, uma nova você. Não vai identificar o seu estilo imediatamente, mas isso é absolutamente normal.

Eu não entendo quando as pessoas dizem que não conseguem ser criativas. É o mesmo que dizer que não conseguem aprender algo novo. Qualquer pessoa, de qualquer idade e de qualquer classe social, tem a habilidade de ser criativa - a menos que não queira. Você não precisa aprender de primeira, mas certamente pode melhorar muito com o tempo.

Se você é como a maioria das mulheres que conheço, provavelmente leva muito tempo tentando encontrar o que vestir pela manhã; e, depois de encontrar, deve achar que não ficou bem e daria tudo para não estar atrasada só para que pudesse experimentar outra roupa. Mas já que você está, então sai de casa exatamente do mesmo jeito que está vestida - de qualquer maneira!

Ao contrário do que algumas de nós pensam, as manhãs não foram feitas para tornar a vida mais difícil para nós. Eu sei que as primeiras horas do dia parecem ser sempre corridas, mas não são - nós somos. O segredo de se arrumar a tempo pela manhã é seguir estes três passos:

1. Organize o seu guarda-roupas. Você deve  ser capaz de ver tudo o que tem de uma vez só. Se você tem roupas atrás de outras roupas, acessórios guardados nas gavetas e sapatos dentro das caixas, então é uma heroína todas as vezes que consegue escolher que roupa vestir! Uma maneira de simplificar as coisas é colocar tudo num lugar onde possa ver. Primeiro, eu gosto de agrupar roupas semelhantes - saias, blusas, vestidos, etc. Depois, organizo as roupas por cor. Então, coloco todos os meus sapatos em caixas transparentes para que possa vê-los (se eu tivesse o guarda-roupas dos meus sonhos, teria uma parede só para eles!). Penduro os meus cintos e cachecóis perto dos colares. Dessa maneira, vejo tudo o que tenho e posso facilmente combinar as peças.

2. Deixe tudo preparado de véspera. Se você sabe que não vai ter tempo de manhã para arrumar o cabelo, se maquiar e ainda escolher uma roupa, então escolha a roupa antes de dormir. Assim, erá uma coisa a menos para fazer pela manhã e, porque você vai ter um pouco mais de tempo livre, provavelmente vai acabar descobrindo algo realmente criativo e diferente para vestir no dia seguinte - mas só se você tiver seguido o passo número 1.

3. Seja criativa com o seu cabelo. Se for um daqueles dias em que ele não lhe obedece, por que não fazer um elegante rabo de cavalo ou simplesmente usar uma faixa? Os acessórios ajudam as mulheres a fazer de contas que levaram um tempão para se arrumar de manhã... Então, vamos aproveitá-los!

JULGADA E DESPERCEBIDA

Abisague é um nome que você provavelmente nunca notou na Bíblia. Ela foi mencionada uma vez, em apenas um versículo, como se tivesse sido por acaso. Mas como todas nós sabemos que não existem coincidências em se tratando de Deus, a breve descrição dessa jovem é para ser ensinada e comentada. Naquela época, o Rei Davi estava muito velho e, embora ele tivesse centenas de mulheres à sua disposição, é interessante notar que seus servos tiveram de criar um plano para mantê-lo aquecido durante a noite. Talvez você se pergunte: como pode um homem tão bem-sucedido como o Rei Davi, com tantas mulheres à sua escolha, ficar sozinho durante a noite? Será que as suas esposas já tinham abandonado o seu papel na vida dele e estava agora apenas aproveitando os benefícios de uma vida no palácio? Eu não sei, mas é realmente muito estranha essa passagem sobre a velhice de Davi.

Então, lhe disseram os seus servos: Procure-se para o rei, nosso senhor, uma jovem donzela, que esteja perante o rei e tenha cuidado dele, e durma nos seus braços, para que o rei, nosso senhor, se aqueça. Procuraram, pois, por todos os limites de Israel uma jovem formosa; acharam Abisague, sunamita, e a trouzeram ao rei. A jovem era sobremaneira formosa; cuidava do rei e o servia, porém o rei não a possuiu. (1 Reis 1:2-4)

Abisague foi escolhida dentre as melhores, e a única descrição dada por esses versos é de que ela era muito amável. O que você acha que os servos do Rei Davi viram naquela jovem virgem para que confiassem nela e a deixassem cuidar do seu rei?

Acho que podemos dizer em medo de errar que, quando uma pessoa sabe cuidar de si mesma, também sabe como cuidar de outras pessoas. Ela era amável, e a única maneira de eles descobrirem isso era olhando para a sua aparência. Você não precisa ser a moça mais bonita do quarteirão, mas certamente deve a si mesma o melhor cuidado possível com a sua aparência. As pessoas gostam de estar perto de outras pessoas que apreciam a si mesmas. Elas criam uma atmosfera de contentamento que faz com que a presença delas seja desejável e agradável.

A Bíblia pode não falar muito de Abisague, mas ela definitivamente menciona o seu nome. E, com toda a certeza, tem um motivo para isso. Ela foi importante para Davi. A sua natureza amável compensou as coisas que lhe faltavam em sua velhice. Ela o serviu bem, não como esposa, mas como uma mulher de verdade...

De que maneira você tem se cuidado ultimamente? O que você poderia começar a fazer de diferente a partir de agora?

Próximo Título: Ela é popular... aguarde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário